19 de dez. de 2013 | By: Unknown

Faculdade - A escolha do curso

Primeiro post da serie faculdade, e o mais difícil: a escolha do curso.

Admito que não é nada fácil essa escolha, principalmente quando estamos no ultimo ano do colegial. Ainda somos novos, não temos muitas experiencias de vida, muitas vezes não nos conhecemos tão bem para saber o que fazemos de melhor. Estamos confusos, iludidos pelas profissões que dão dinheiro, pelas profissões dos nossos pais, profissões que admiramos, e nossos reais sonhos.
Entre testes vocacionais, conversas com profissionais de ramos diferentes, professores, pais, cursos e palestras, parece que ficamos cada vez mais confusos. Sortudos aqueles que já sabem o que querem fazer da vida aos 17/18 anos.

Sim, hoje sou formada em Administração.. É o que realmente gosto, o que amo? Não sei responder.
No terceiro colegial estava confusa, queria Medicina Veterinária e Relações Internacionais.. Uma coisa não tem nada a ver com a outra né. Naquela época fazia curso de Técnico em Gestão Empresarial, foi o que ajudou a escolher Administração.

Fiz ENEM, prestei vestibulares para varias universidades publicas e não passei. Erro meu, não estudei o suficiente e nem me esforcei ao máximo para isso. Queria descanso para minha cabeça e pensar com clareza no que realmente queria para o resto da minha vida! Ao mesmo tempo, sabia que se eu ficasse parada a preguiça iria me dominar e talvez eu não fizesse nada, então optei por Administração na Faculdade Reges de Dracena, por ter uma noção maior sobre o curso, por ter na minha cidade e porque no fundo me atrai bastante.

Foi esse o motivo, atração, conhecimento sobre o curso e logística. Sim, gosto... Gostei. Me ajudou muito pessoal e profissionalmente. Administração hoje não é só para empresas, é para a vida de cada pessoa.
Não me arrependo, conhecimento é sempre valido, sempre muito bom, mas nesses 4 anos eu consegui me descobrir mais, descobrir dons que não sabia que tinha, concentrei meus interesses e consegui aprimorar cada vez mais minhas habilidades e hoje fico feliz sim em falar que sou BACHAREL em ADMINISTRAÇÃO, mas penso em fazer outras faculdades.

A Jéssica Micheli, 22 anos acabou o colegial e sempre teve vontade de fazer psicologia, sempre se viu assim. Por problemas familiares não teve condição de pagar uma faculdade particular e sempre achou que nunca iria passar em uma faculdade publica, já que sempre estudou em escola estadual. Resolveu tentar Administração por ser uma segunda opção, até que conseguiu entrar no programa da escola da família. Conseguiu todos os papeis e foi classificada, pagou um mês de faculdade e fez escola da família em outra cidade longe, ate passar por transferências e conseguir pegar em lugar perto.

A Nádia Freitas, 21 anos sentiu dificuldades em relação onde fazer o vestibular porque morava no interior de São Paulo, já que queria fazer curso de Dança que sempre foi sua paixão e o que sempre fez de melhor, e estes estão em lugares distintos. Tinha 18 anos quando prestou a Faculdade de Artes do Paraná - Curitiba -PR. Escolheu este lugar devido a grade curricular que ofereciam, não somente técnicas de Dança, mas disciplinas que instigam como artista. De primeira passou. Hoje, está indo para o ultimo ano, então estar dentro de algo que sempre desejou é gratificante. "Falando por mim, mudei como pessoa, o modo que vejo e percebo as coisas, sou menos racional, tento equilibrar os dois pontos como o racional e intelectual, pois acredito para ser um bom profissional é preciso de ambas inteligências. Acho que o mais importante de tudo isso é acreditar no seu potencial, mesmo se não for o melhor, mas tenho a convicção que os esforçados geram mais inteligencia do que as pessoas que são rotuladas como inteligentes."

Três experiencias diferentes e uma dica: faça aquilo que deixa o seu coração pulsando mais forte, aquilo que realmente sente prazer. Não vá pelo que os outros dizem, vá por aquilo que você sabe fazer.. Não importa se tiver que esperar um tempo para descobrir, descansar a cabeça faz bem, ajuda.
Caso não queira ficar parado igual eu, faça um curso que tenha algo parecido com o que você quer, ajuda a ter certeza e é um começo. Conheço pessoas que antes de fazer Engenharia Química por exemplo, fizeram um curso técnico e já começaram a exercer a profissão que gostam.

Nos comentários recebidos no ultimo post sobre a serie, vi que hoje em dia os jovens estão indo por esse caminho, fico feliz por isso. A maioria das pessoas vão fazer aquilo que gostam, que sabem fazer bem. Pense, reflita, e acima de tudo tenha certeza para que não haja arrependimentos depois, mas, caso faça uma escolha errada, lembre-se que conhecimento nunca é demais, continue, serve como experiência e amadurecimento, depois vai ficar mais fácil escolher o caminho certo a seguir!

Espero que consiga ajudar vocês que estão em duvida, contem nos comentários as escolhas feitas, e como foram feitas. 
Desculpem o post longo, mas não teve outro jeito hahaha
Se quiserem continuar mandando experiencias em relação a faculdade, ainda estou aceitando, e já pro próximo post, mande qual foi sua primeira impressão da faculdade. Mande para o e-mail nayaraof_10@hotmail.com ou pela nossa pagina de contato com o assunto "Faculdade". Aguardo a colaboração de vocês!

Espero ter ajudado! Beijos!

15 comentários:

Adriana Holanda Tavares disse...

Eu fiz Economia mas não conclui o curso (aqui em Crato, das 30 pessoas que entram no curso de economia somente 3 concluem no tempo hábil de formação, 25 desistem e 2 ainda concluem com atraso). Me decepcionei muito com a bagagem do curso, mas acho que era porque eu realmente não estava pronta para economia... hihih
PAZ E LUZ SEMPRE

Raquel Oliveira disse...

aqui casa e assim eu quero ser professora meu pai fala que se eu for medica vai ser orgulho dele pq sou a unica mulher ! sei lah viu esta escolha e dificil mesmo
beijão !! http://femilidad.blogspot.com.br

Unknown disse...

As vezes é por isso mesmo Adriana!
Raquel, segue o que você acha melhor pra você! Nem sempre o que nossos pais querem é aquilo que nos faz bem!

Beijooos!

Unknown disse...

Adorei o texto, e vou mostrar para minha irmã que tá nessa fase de escolha.
Bjo, www.the-garden-of-black-roses.blogspot.com

Unknown disse...

Oiii flor, eu terminei o colegial agora, e estou supeeeer confusa, espero escolher o melhor para mim, já pensei em fazer administração, mais sei la. Vou me informar mais e quem sabe decido né ?
Linda, estou seguindo o seu blog, estou adorando o conteúdo ...
Da uma passadinha no meu http://violetglitteer.blogspot.com.br/
Big Beijoos e Parabéns pelo blog.
Boa sorte ;D

Unknown disse...

Mostra sim Isaa!
Sim, informação é tudo Anne, ajuda bastante quando sabemos mais ou menos como as coisas funcionam! Boa sorte na escolha viu!

Beijooos!

Joana Arêde Cotovio Make Up disse...

Olha eu sou Educadora de Ifancia com Pos graduação e tirei um curso de maquilhadora profissional e invisto em mais formações, porque apesar de tudo teho trabalho enquanto que como educadora é muito dificil por aqui. Não desanimes :)

Lisa More Vida na Suíça disse...

Bom sou formada em pedagogia , adorei fazer o curso é uma experiência muito boa a faculdade, fiz numa pública.

Rachel Bispo disse...

A escolha é difícil , porém temos que pensar o que amamos para a vida inteira e o que gostamos como hobbie... O que amamos tem que ser prioridade... Adorei o post... Beijus

NSN disse...

Nossa é complicado mesmo, escolher o curso, lembro de quando foi pra eu ir fazer vestibular, queria veterinária + não tinha grana, meu irmão foi comigo e como era ele que ia pagar minha faculdade, ele que escolheu o curso, ciências contábeis, nossa eu detesto contabilidade, mesmo gostando de números, não conseguia amar o curso, depois já mais amadurecida, surgiu uma oportunidade de da aula de numa escola municipal, amei ai me deram do 7º ao 9º ano, eu só ouvia elogios, depois também me deram 2º ano e amei + ainda ai descobrir que eu amava a sala de aula e claro fui fazer pedagogia.
http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

Unknown disse...

Acho que a formula pra escolha do curso é basicamente aquilo que gostamos. Fico feliz que vocês se encontraram em suas profissões e cursos meninas!

Beijos!

Unknown disse...

Achei uma ideia excelente abordar esse assunto!
Quando jovens, recém saídos do colegial, estamos ainda muito perdidos e confusos. Nunca achei que esse fosse o momento certo para a escolha do curso superior, mas nossa sociedade impõe isso.
Escolhi Direito, amei o curso, mas nunca me encaixei profissionalmente e nunca fui feliz nessa área.
Hoje, mais madura, sei o que realmente quero, o que faz meu coração vibrar e por isso farei outra faculdade.
Nunca é tarde!
Bjs

Unknown disse...

Exatamente, nunca é tarde! os ainda buscar algo que nos faça felizes e seguir isso. Infelizmente a sociedade impõe mas espero sinceramente que um dia as coisas mudem. Espero que os jovens possam ter liberdade para escolher o que gostam e na hora que acharem correto!
Beijooo!

Julini disse...

Olá Nayara,

Interessante sua discussão sobre a escolha do curso. Não vi nenhum blog levantando esse assunto, parabéns!

Beijos
Ju Santos [blog Toda Princesa Merece] - FB

Nesse link ensino um DIY que eu mesma inventei, tem um vídeo também.

http://todaprincesamerece.blogspot.com.br/2013/12/diy-tente-fazer-caneca-das-intencoes.html

Unknown disse...

Obrigada Ju..Achei interessante, uma ajuda em uma época difícil né!
Beijoos!

Postar um comentário