3 de abr. de 2014 | By: Unknown

Faculdade - E se for o curso errado?

Mais um post da serie Faculdade, e o mais complicado eu acho.

Para começar. como anda a vida de universitário? Quem é formado ta sentindo falta? Quem entrou na faculdade agora esta gostando?

Admito que estou sentindo falta, dos amigos e dos professores principalmente.

Bom, vamos lá.
Seguinte, no começo da faculdade, mas precisamente no segundo ano de curso, eu me questionei varias vezes sobre Administração ser o curso certo, ser aquilo que eu queria para a minha vida sabe. Comecei a pensar sobre a carreira, afinal, Administração é um mercado bem saturado.. Pensei sobre futuro, o que o curso poderia me trazer, e pensei em outras possibilidades que eu pudesse estar experimentando.
Uma sensação ruim essa, afinal, tinha gasto um ano da minha vida dedicado a estudos para a faculdade, e já imaginou, mudar de curso assim?

No segundo ano ainda não é um problema tão grande talvez, mas quando chega no penúltimo, ou no ultimo, largar a faculdade seria uma grande besteira.

A gente pensa, quebra a cabeça, se informa sobre tudo, mas só quando a gente entra na faculdade tem uma noção real sobre a profissão. Nenhuma profissão é fácil, ou tem um mercado de trabalho excelente, tudo vai de época, de lugares.. Tudo depende!

Sim, pensei em largar administração e cursar psicologia (louca né?), mas não larguei por que era segundo ano, a noção que eu tinha não era tão profunda, o curso que eu escolhi tinha um leque gigantes de opções de trabalho e além do mais, qualquer tipo de conhecimento é válido.
Certeza que era o que eu queria, só no ultimo ano. Já tinha certeza que era minha vida aquilo ali, a especialização que eu queria, e bem futuramente, o auge da carreira que quero alcançar!

Conversando com um amigo meu formado em Direito, a sensação de curso errado veio depois de formado, com "medo" do mercado de trabalho nesta área.

Você pode ter essa sensação de curso errado no começo, mas antes de sair por ai largando tudo, espere um pouco mais, você pode se encontrar nesta profissão com o tempo e o maior conhecimento sobre ela, e se isso não acontecer, como eu disse, qualquer conhecimento é valido, jamais pense que foi tempo perdido.

Se não gostar, nada te impede de fazer uma outra faculdade, tenho vontade de umas três ainda hahahaha

Mas, se não tem jeito, não gostar mesmo do que escolheu, bola pra frente, procure mais informações, pesquise mais, pense melhor, e vá atras daquilo que gosta, nada te impede também!

Depois de dois anos de duvida, um ano decidindo os próximos passos e quatro meses formada, hoje sei que amo administração e pretendo seguir carreira, mas isso é assunto para outro post.

Se você entrou na faculdade, descobriu que não era o curso que queria e resolveu tentar outra coisa, me conta como foi a experiência!

Como sempre comentei, a serie é baseada na minha experiência durante os quatro anos de curso, achei legal abordar o assunto, porque em algum momento tive essa duvida e quis compartilhar como lidei com isso, mas, experiências são diferentes de pessoas para pessoas, compartilhe a sua com a gente!

Próximo post a gente fala sobre a relação trabalho x faculdade. A galera que trabalha e faz faculdade ao mesmo tempo, como organizar o tempo e dar a atenção devida a tudo. Quem quiser participar, conta um pouco nos comentários ou envia um e-mail para nayaraof_10@hotmail.com que eu publico aqui.

Por hoje é isso, espero que ajude em algo.
Grande beijooo!

Outros posts da serie: Faculdade - escolha do curso - Faculdade - Primeira impressão

11 comentários:

Unknown disse...

Achei muito legal o post, sempre gosto de ler sobre faculdade, sobre dicas e tudo mais. Eu já estou no terceiro ano do ensino médio e já tenho em mente o que quero fazer, não sei se chegaria a pensar que aquele curso será errado, pois como você disse ''todo conhecimento é válido''. Até debati com o meu professor de física por causa dessa história ahaha
Beijos, escrevoporvicio.blogspot.com FB

Unknown disse...

ola minha querida,adoreiiiiiii adoro post com resenhas de livros,ajuda muito na hora da gente comprar um e nao sabe se e bom ne? adorei seu blog e otimo bjs
FB
No Blog Post.. novinho hidratação dica de produto hidratação de nosso corpo..Hidratante Corporal Suave Fragance..Coleção Mulher Brasileira..Aprovadoo....http://zilandramakesb.blogspot.com.br/2014/04/hidratante-corporal-suave.html

Unknown disse...

ola querida,que post maravilhoso,eu fiz 2 anos de um curso,mais totalmente desmotivada e sem entender o porque q eu escolhi aquele curso rsrsrs,entao,depois quando fui estudar outro fiz um levantamento de todos o pos e contras e adorei a segunda opção e os 2 anos conto com conhecimentos adquiridos bjs linda
FB
No Blog Post.. novinho hidratação dica de produto hidratação de nosso corpo..Hidratante Corporal Suave Fragance..Coleção Mulher Brasileira..Aprovadoo....http://zilandramakesb.blogspot.com.br/2014/04/hidratante-corporal-suave.html

Line disse...

Estava passando por isso até algumas semanas atrás, já estou no segundo ano da faculdade de História, e entrei nesta VIBE, será que isso mesmo, será que vai dar certo, e estou morando sozinha em uma outra cidade, o que me desmotivou mais ainda, depois de muito conversar com a minha mãe (Ela me dizia, "se você quer mudar, mude você ainda tem tempo para recomeçar") e com o meu pai (ele dizia, "termina essa primeiro, se você mesmo assim, perceber que não é isso, aí você começa outro curso").
Acabei me dando conta de que desde do início eu fiz cursinho, me matei de estudar para entrar em uma federal, neste curso que estou agora, e simplesmente me toquei, é aqui que vou ficar e vou me formar. HAHA
É muito bom saber que não é sou eu que passo por isso, e ter está troca de experiencias é bem motivador.

FB

http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

Ana Souza disse...

Muito interessante o post! Adorei a iniciativa, é um tema que vale a pena falar sobre e trocar experiências... Eu descobri que não gostava do meu curso no 3º ano, mas me formei mesmo assim e acho que valeu muito a pena! É como nossos pais dizem, conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você... Apesar de não ser o campo em que eu quero trabalhar, não significa que eu não vá usar o conhecimento aprendido :) Parabéns pelo tema do post!
Beeijos!
FB www.pimentaroja.com

Taty disse...

Tem muita gente que tem medo de mudar depois que escolheu e receio de perder o dinheiro que já pagou mas eu acho que nunca é tarde pra desistir de algo e começar tudo de novo contando que você goste do que faça

bjos

FB

Unknown disse...

Nossa, gostei muito do post. Realmente é muito difícil ter certeza do que quer, eu ainda não decidi se quero medicina ou engenharia elétrica, apesar de estar cursando técnico em eletrotécnica. Concordo com você, depois de 2 anos não vale a pena trocar de curso.

http://pretobrilhante.blogspot.com.br/

ჱ ܓ.mąરy ੴ...... disse...

OLÁ !

OLHA, POSSO AFIRMAR QUE JÁ PASSEI EXTAMENTE POR ISO E NÃO FAZ TEMPO NÃO VIU... ENTREI PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES CÊNICAS EM UMA UNIVERSIDADE Ñ PAGA. TÁ, TUDO BEM, NADA MUITO NOVO. MAS FUI CURSANDO, HAVIAM DISCIPLINAS QUE EU AMAVA E OUTRAS QUERIA DISTÂNCIA!!! AÍ VC AÍ QUE LÊ ESTA RESPOSTA PODE QUERER PERGUNTAR: PORQUE ESSE CURSO?.TE RESPONDO:FAÇO TEATRO DESDE TRA LÁ LÁ. TB TUDO CERTO . MAS SABE QUANDO VC DECIDE BUSCAR UMA MANEIRA DE FAZER COM QUE ISSO NÃO SEJA APENAS, DIGAMOS, UMA PAIXÃO MAS VIRE SUA PROFISSÃO? ENTÃO, O CURSO ERA PRA SE TORNAR PROFESSORA, CHEGOU UM PONTO QUE TINHA DE FAZER ESTÁGIO COMO PROF. NORMAL, QUALQUER MATÉRIA, ODIEI!!!! VDD GENTE, NADA CONTRA QUEM AMA DAR AULAS, EU NÃO TENHO DOM NÃO...FORAM OUTROS QUESITOS QUE TB SE "UNIRAM" DE CERTA FORMA A ISSO, CONTRIBUINDO NA MINHA DESISTÊNCIA. AINDA PENSO EM CURSAR OUTRA COISA, QUE NÃO NESSE RAMO.ACHO QUE NAQUELE "DERREPENTE" DESCOBRIR QUE O TAL CURSO NÃO ERA BEM AQUILO QUE VC QUERIA É UM PASSO IMPORTANTE POIS MOSTRA QUE VC CONSEGUE PERCEBER-SE EM MEIO AO MUNDO DENTRO DAQUILO QUE SENTE PRAZER EM FAZER REALMENTE E RECONHECER SUAS PREFERÊNCIAS E TOMAR DECISÕES.

MARY (FB)
HTTP://PARLANDODELLARTE.BLOGSPOT.COM.BR

Unknown disse...

Meninas é ótimo ver que em algum momento passamos por isso, não sou a unica!
Bom saber que algumas continuaram e deu certo, outras trocaram de curso e se sentem melhores, como disse, sempre bom ler experiencias diversas!

Beijooos!

Unknown disse...

Quando eu fui decidir que profissão seguir, foi uma confusão, eu sou apaixonada por teatro, fotografia e um dia serei escritora. Minha mãe e meu pai disseram que eu morreria de fome, e por isso escolhi administração, foram 2 anos e meio de dúvida e sofrimento, pois eu tinha certeza que não era o que eu queria. Hoje finalmente eu sai do curso e segui meus sonhos e me sinto mt mais realizada. Mas como você disse, antes precisamos experimentar pra depois jogar bola pra frente.

FB
http://monomania.com.br

Unknown disse...

Sim, sem antes experimentar podemos estar jogando grandes oportunidades pela janela. Mas que bom que você decidiu jogar pro alto e seguir seu sonho, tem que ser assim, afinal, é voê quem vai trabalhar com tudo isso no futuro, não seus pais!

Beijão!

Postar um comentário